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quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Retratos perfeitos

Retratos perfeitos

Muitos fotógrafos têm dificuldade em fotografar pessoas, especialmente quando lhes é exigida uma fotografia formal. As seguintes sugestões e técnicas ajudá-lo-ão a planear uma sessão de retratos perfeita.

Este tutorial aborda o seguinte:

• Preparação

• Iluminação

• Definições da câmara

• Colocação do objecto


Preparação

Foi-lhe pedido para tirar alguns retratos? Se sim, fale sobre o que se pretende. Pode sugerir as suas próprias ideias criativas, mas não vale a pena criar imagens a preto e branco soberbas se se pretenderem fotografias a cores.


Como plano de fundo, vai fotografar num jardim, em casa ou noutro qualquer interior? Estes ambientes podem ser adequados para fotografias de família, pois ajudam a posicionar as pessoas numa determinada fase das suas vidas. Algumas crianças são fotografadas todos os anos, na mesma altura, para mostrar a sua evolução ao longo do tempo e a do ambiente onde se encontram.


Se as fotografias se destinarem a um CV ou a um relatório empresarial, recomenda-se um plano de fundo simples. Uma parede pintada poderá ser adequada como plano de fundo em interior. Já em exterior, pode experimentar pendurar um lençol.

Iluminação 

A luz natural é a iluminação mais simples e menos dispendiosa para tirar retratos. Pode ser bastante eficaz, desde que fotografe durante o dia e com o tempo certo.


A maioria dos modelos PowerShot e IXUS actuais incluem o HS System que lhe permite fotografar com pouca luz sem flash.

No interior, com um dia luminoso, utilize uma janela virada a Norte. Isto proporcionará uma iluminação suave, que favorece o objecto. Peça ao modelo para olhar para a janela e fotografe-o de lado para obter uma fotografia de perfil atractiva. Se o modelo se virar para olhar para a câmara, obterá um retrato iluminado de um dos lados. Utilize um reflector no lado da cara oposto à janela para acrescentar detalhes às sombras pesadas.


Uma folha de material branco, um cartão ou até mesmo a página de um jornal podem servir como reflectores. Se não tiver um suporte para o reflector, veja se tem alguém disponível para segurá-lo por si. Se estiver a fotografar apenas a zona da cabeça e dos ombros, o modelo pode segurar num reflector por baixo da sua cara, fora do alcance da câmara. A luz reflectida por baixo dá um brilho à cara.


Uma folha pode ser pendurada por trás do modelo, para ocultar quaisquer elementos na divisão que distraiam.

Quando fotografar no exterior, mantenha o Sol por trás do modelo. Isto coloca a totalidade da cara do modelo na sombra, garantindo uma iluminação suave. Para evitar a sobreexposição, aumente a compensação da exposição em cerca de +1.


Em alternativa, escolha a opção “flash on” (flash ligado) para utilizar o flash incorporado da câmara. Os modelos IXUS e PowerShot mais recentes têm a opção de Exposição com Flash Inteligente para controlar a iluminação e proporcionar retratos com aspecto natural.

Retratos a preto e branco



Muitos retratos antigos e de renome foram fotografados a preto e branco, antes da chegada da fotografia a cores.



Pode recriar este efeito com a definição preto e branco, que se encontra no modo My Colours (Minhas Cores). No entanto, isto torna a imagem monocromática. Alguns fotógrafos preferem fotografar a cores e depois converter as imagens seleccionadas nos seus computadores.

A remoção das cores pode enfatizar as expressões faciais. Esta técnica funciona melhor quando existem na imagem fortes zonas de luz e sombra, muitas vezes o resultado de ter sido utilizada iluminação do lado do objecto.

Transferir Imagens

As câmaras Canon oferecem diversas definições para ajudá-lo a melhorar a sua fotografia de retrato.


Na maioria dos modelos, o Modo de Retrato activa o modo de flash automático. Aqui, a câmara dispara automaticamente o flash quando a luz desce abaixo de um determinado nível, ou se a câmara detectar um motivo retroiluminado.


Em alguns modelos, o Modo de Retrato também coloca a câmara no modo de avanço contínuo. Aqui, o obturador continua a disparar, enquanto mantém premido o botão do obturador. Recomendamos que tire pelo menos duas fotografias numa rápida sucessão. Irá ouvir o disparo do obturador da primeira vez e descontrair-se-á a seguir. A segunda imagem tirada no intervalo de um segundo apresenta uma expressão menos tensa.


Estes modos de “apontar e disparar” podem ser úteis se estiver a iniciar-se na fotografia de retrato, mas para um controlo criativo deve experimentar o modo de Prioridade de Abertura (AE), se estiver disponível. Aqui, pode seleccionar a abertura que pretende para a exposição. Também pode decidir se pretende ou não que o flash incorporado dispare, em lugar de deixar a decisão ao critério da câmara.


Colocação do modelo

Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis quando lhes é apontada uma câmara. Têm muitas vezes dificuldade em posar de um modo natural e confortável.




Peça à pessoa para ficar virada para a câmara, num determinado ângulo, com a cabeça virada para a objectiva. Isto cria uma pose alegre e interessante.
Uma pessoa nervosa poderá sentir-se mais descontraída se estiver sentada. Utilize um banco e, posteriormente, corte-o da fotografia – uma cadeira com encosto pode ser inoportuna. Peça à pessoa para se inclinar para a frente, para que a pose seja mais dinâmica.
As poses em pé podem ser difíceis para muitas pessoas, pois não sabem o que fazer com as mãos. Uma solução é dar-lhes algo para segurar ou para se apoiarem. Por exemplo, um jardineiro zeloso pode segurar uma pá.
Em alternativa, fotografe apenas a parte superior do corpo. Os grandes planos de cara são poderosos, pois expõem o carácter da pessoa. Se quiser uma fotografia forte e com impacto, peça à pessoa para olhar directamente para a objectiva da câmara.
Tire várias fotografias, pois algumas pessoas piscam os olhos no preciso momento do disparo. As expressões faciais podem mudar rapidamente – utilize o modo de disparo contínuo para tirar várias fotografias numa rápida sucessão. Pode seleccionar posteriormente as suas fotografias favoritas.
Entrar na Galeria
Depois de ter lido este manual, esperamos que tenha descoberto muitas das técnicas simples que farão a diferença nos seus próximos retratos. Por isso, organize uma sessão fotográfica, seleccione as suas fotografias favoritas e introduza-as na Galeria. No próximo mês, a sua fotografia pode ser apresentada como uma das melhores!
FONTE: Canon Portugal - www.canon.pt

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